quinta-feira, 4 de junho de 2009

Primeira sessão de cinema para discussão da temática

Convidamos a todos para participarem da nossa 1ª Sessão de Cinema que será realizada dia 03/07/2009, das 9:00h às 12:00h no LATED localizado no Centro de Educação na UFPB.

O filme a ser exibido será "Sexo por Compaixão", o mesmo servirá de subsídio para nossas discussões sobre a temática de Gênero e Diversidade Sexual na Escola.


Sinopse do Filme:



Sinopse: O filme conta a história de Dolores (interpretada pela atriz francesa Elisabeth Margoni), uma mulher madura de cerca de cinqüenta anos, reconhecida por todos como muito piedosa. Mas, por sua bondade excessiva, ela acaba abandonada pelo marido, Manolo (José Sancho), que não suporta mais tanta generosidade. Eles moram em um povoado desolado onde reina a tristeza e a resignação. Mesmo desesperada e querendo trazer seu amado de volta, ela acredita no futuro.
Um dia Dolores resolve pecar pela primeira vez em sua vida. Ela acaba dormindo com um desconhecido que passou por aquelas bandas. Sem querer, ela lhe salva a vida e o suposto pecado se converte em uma obra de caridade. Dolores - que muda de nome para Lolita - passa a dedicar sua vida às obras de caridade. Mas não as usuais, muito pelo contrário. Ela resolve se entrega de corpo e alma ao povoado. Principalmente o corpo, já que passa a espalhar o bem ao fazer sexo com vários homens. E é a partir dessas relações sexuais por compaixão, como diz o título, que ela vai ajudar a devolver a cor e a alegria de um povoado que se encontra imerso em tristeza.
Tudo andava bem até que o marido de Dolores volta e descobre a nova ocupação da esposa. Revoltado, ele briga com ela e a tristeza volta a reinar. Em defesa de Dolores (e em busca da alegria que os maridos perderam), as mulheres do povoado decidem dar uma lição em Manolo mostrando como é difícil o papel que sua esposa desempenha.

Prêmios: Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema Espanhol de Málaga de 2000 e destaque do Festival do Rio BR de 2001, o longa-metragem Sexo por Compaixão (Sexo por Compasión) marca a estréia da atriz espanhola Laura Maña na direção e roteiro.