Propostas didáticas para o filme
1) Assistir ao filme Milk com a turma e em seguida pedir que os alunos ilustrem por meio de desenho uma cena do vídeo que mais chamou atenção para cada um; ou desenhar qualquer outra figura que represente algo ou alguém que esteja relacionado ao filme. Logo após, socialize com a turma todos esses desenhos de forma que cada um explique o que abordou no seu desenho e por quê. Essa atividade visa levar os alunos a refletir sobre os principais temas abordados no vídeo: homossexualidade, homofobia e luta por direitos iguais.
2) Discutir com os alunos a questão apontada no filme sobre a suposta influência dos professores homossexuais em relação aos alunos, defendida pelo político Sr. Briggs. No debate com esse político Milk o pergunta:
“- Eu nasci de pais heterossexuais. Fui ensinado por professores heterossexuais. E numa sociedade intensamente heterossexual. Então por que sou homossexual?”
Refletir com os alunos essa fala de Milk, deixando claro que a homossexualidade ou qualquer outra orientação sexual não é ensinada e sim descoberta pelo próprio indivíduo.
3) Diante da ameaça de demissão de professores gays, Milk e outros ativistas conclamam todos os profissionais gays a "saírem do armário" e colocarem a sua privacidade nas ruas para reivindicar direitos plenos aos homossexuais.
3.1 Na sua concepção o que significa para os homossexuais “Sair do Armário”?
3.2 Apresentar e discutir com os alunos os direitos até então conquistados pelos homossexuais, tais como: o direito ao casamento em alguns países e o direito de concessão de benefícios pelo INSS aos casais homossexuais.
4)
A partir do conceito de homofobia apresentado no cartaz acima, que situações homofóbicas foram apresentadas no filme? A morte de Milk foi um ato de homofóbico? Você já presenciou alguma situação desse tipo em algum ambiente?
5) Encerrar a aula com o texto reflexivo abaixo.
A partir do conceito de homofobia apresentado no cartaz acima, que situações homofóbicas foram apresentadas no filme? A morte de Milk foi um ato de homofóbico? Você já presenciou alguma situação desse tipo em algum ambiente?
5) Encerrar a aula com o texto reflexivo abaixo.
SÓ POR AMAR DIFERENTE
Puxa, você tem nojo de ver dois homens se beijando?
Eu tenho nojo de ver gente batendo em gente
de ver gente enganando gente
de ver gente matando gente
de ver gente passando fome
disso eu tenho nojo!
Mas você pode dizer o que pensa da homossexualidade das pessoas...
É saudável falar o que pensa
(desde que não desrespeite ninguém!)
E já que você está tão aberto a discutir esse assunto - o que é louvável de sua
parte, eu te proponho que você tire um pouco o "casaco da moralidade"...
E sem idéias prontas imagine como seria se você fosse gay.
Não tenha medo.
Imagine você se descobrindo ser uma pessoa que não queria
(e lembre-se que o mundo não está preparado pra gente diferente!)
Tente se imaginar sentindo amor por outro ser humano
(que infelizmente não é o ser humano que sua mãe sonhara),
imagine a dor de ver que você vai ter ao escolher entre a sua felicidade ou a de
seus pais...
Ou então viver escondido e com medo levando uma vida frustrada.
Aí você um dia é descoberto e é humilhado, negado e escurraçado.
Você está sozinho no mundo e não entende por que tem de ser assim.
Será que amar é algo tão errado?
Será que você é tão ruim assim?
Quando você abraça seu amigo todo mundo acha fofo,
mas se você beija seu amigo você é uma aberração?
Aí começa o preconceito.
Você é alvo de piadas e fofocas...
De repente você pensa ser um ser humano inferior só por amar diferente!
Pense nisso e tente se imaginar nessa situação, cara!
Você vai ver que ninguém merece o seu "nojo"...
Vai sentir falta de dignidade e boa vontade.
Pense nisso!
Vai ser no mínimo interessante.
Fale o que pensa, mas pense antes de disseminar
apenas o que você ouviu a vida toda da boca dos outros.
Pense!
Autora: Luciana Gusmão
Vídeo acessar: http://www.youtube.com/watch?v=xmkgPFOZCNg
Referência:
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Equidade de Gênero e Diversidade Sexual na escola: por uma prática pedagógica inclusiva. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
Indicação bibliográfica
BORGES, Zulmira Newlands; MEYER, Dagmar Estermann . Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia.In Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar. 2008.
HENRIQUES, Ricardo et al (orgs). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Brasília: MEC, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.
MOTT, Luiz. O jovem homossexual: noções básicas de direitos humanos para professores, professoras e para adolescentes gays, lésbicas e transgêneros. IN Revista do Mestrado em Educação, UFS, v. 7, p. 95-102, Jul./Dez. 2003.
SOUSA, Valquíria Alencar de; CARVALHO, Eulina Pessoa. Por uma educação escolar não-sexista. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
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