terça-feira, 24 de novembro de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DO FILME ASSUNTO DE MENINAS


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO/NIPAM/DHP/ DFE
Grupo de Pesquisa Currículo Transversal

Coordenação: Maria Eulina Pessoa de Carvalho e Fernando Cézar Bezerra de Andrade

Projeto PROLICEN “EM CENA: EDUCAR PARA UMA CONSCIÊNCIA DE GÊNERO INCLUSIVA”


SUGESTÃO DE ATIVIDADE I

Objetivos:


· Conhecer os estereótipos construídos social e culturalmente e suas influências em nossas percepções e reações acerca de alguém ou alguma situação;
· Discutir os papéis de gênero impostos socialmente;

Materiais:

Caixa de papel;
Papéis em formato de fichas, contendo atividades exercidas por homens e mulheres;
Lápis colorido;

Procedimentos:

Convidar os alunos e as alunas a formarem um círculo;
Dividir a turma em dupla e pedir que cada grupo retire de dentro da caixa, exposta no centro do círculo, uma atividade cotidiana exercida por homens e mulheres;
Solicitar a leitura da ficha sorteada por cada dupla e pedir que relatem quem normalmente exerce a atividade;
Caso as respostas reproduzam opiniões estereotipadas, levantar questionamentos que fomentem ao grupo ocasiões de diálogos a respeito de atributos aceitos e valorizados socialmente;
Levar cada grupo a perceber que os papéis considerados femininos e masculinos são aprendidos social e culturalmente;


SUGESTÃO DE ATIVIDADE II

Objetivos:

· Promover uma discussão acerca da adoção de uma criança por parte de um casal de lésbico;
· Discutir o preconceito e os estereótipos de família enquanto grupo social;

Procedimentos:

Dividir a turma em grupos, estabelecendo através de sorteio uma equipe que irá argumentar a favor, outra que será contra a adoção da criança pelo casal e, por fim, uma cujos componentes assumirão as funções de jurados e juradas, decidindo o resultado final;
Simular um julgamento em que as partes apresentarão seus argumentos;
Convidar os participantes das equipes a decidirem o final da história;
Levantar questionamentos que fomentem ao grupo ocasiões de diálogo a respeito de atributos aceitos e valorizados socialmente, bem como os estereótipos de família na sociedade.
Por fim, discutir a decisão dos jurados e seus possíveis efeitos sobre a turma toda.

Referências:


CARVALHO, Maria Eulina Pessoa; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra; MENEZES, Cristiane Souza. (Orgs). Equidade de Gênero e Diversidade Sexual na Escola: Por uma prática pedagógica inclusiva. João Pessoa-PB: Ed. Universitária / UFPB, 2009.

HYPERLINK http: //www proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho14.htm . Acesso em 11/11/09.

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